Em 2025, roubos e furtos de celulares continuam sendo uma das principais preocupações de segurança pública no Brasil. Apesar dos avanços tecnológicos, o celular permanece como alvo frequente de criminosos devido ao seu alto valor de revenda e à quantidade de dados pessoais armazenados.

Lamentamos que alguns de nossos Participantes e Assistidos já tenham passado por essa experiência estressante, mas agir com rapidez é fundamental para reduzir os danos causados. A TELOS preparou algumas orientações que podem auxiliar neste momento frustrante, com foco na proteção dos seus dados e da sua privacidade.  

1. Faça um Boletim de Ocorrência

Registre a ocorrência o mais rápido possível. Você pode fazer isso online através do site da Polícia Civil ou em qualquer delegacia. Isto auxilia na recuperação do aparelho, caso seja possível.

2. Bloqueie Chip e IMEI

Contate sua operadora de telefonia e informe o ocorrido para solicitar o bloqueio do chip e, se possível, do IMEI do aparelho para impedir que seja usado por terceiros.

Celular Seguro é um programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que visa combater o roubo e o furto de aparelhos celulares em todo o país.

A principal funcionalidade é permitir que você bloqueie seu celular em caso de perda ou roubo, impedindo que acessem o aparelho. Porém, não é apenas isso, o aplicativo é capaz de muitas outras coisas.

3. Bloqueie aplicativos e contas

Caso tenha aplicativos de bancos ou outras contas importantes no celular, faça o bloqueio ligando com urgência para as centrais de atendimento. Informe o ocorrido e altere as senhas imediatamente para evitar acessos indevidos.

4. Proteja seus dados na TELOS

Sempre contate a TELOS e informe o ocorrido para que possamos evitar possíveis fraudes e golpes.

Você também pode enviar e-mail para relacionamento@telos.org.br

5. Altere logins de aplicativos e divulgue o ocorrido

Troque senhas de e-mails, redes sociais e outros aplicativos importantes para evitar o acesso não autorizado aos seus dados. É importante também que amigos e familiares sejam informados sobre o roubo ou furto do celular para que fiquem atentos caso alguém utilize seus acessos para aplicar golpes por mensagens.

Precauções recomendadas

  • Evite o uso do celular em locais públicos e durante deslocamentos, especialmente à noite ou em áreas pouco movimentadas;
  • Ative recursos de rastreamento, como o “Buscar iPhone” (iOS) ou “Encontrar meu dispositivo” (Android);
  • Use senhas, biometria facial e autenticação em dois fatores para proteger seus dados e aplicativos;
  • Faça backup rotineiro dos dados importantes armazenados na nuvem.

Fique sempre ligado nas dicas de segurança da TELOS para proteger mais ainda os seus dados e bens.