A pauta da vez em nosso Blog é o motivo do praticado desconto da taxa de juros de 6% na hora de efetuar o cálculo do reajuste anual dos Assistidos pelo Plano TELOS Contribuição Variável I – PCV I em Renda Mensal Vitalícia que optaram pela rentabilidade da Conta Coletiva, que corresponde aos resultados dos investimentos da conta coletiva obtidos pela TELOS, para a realização dos reajustes anuais dos seus benefícios.

A taxa de juros de 6% é antecipada na determinação do valor do benefício inicial e faz com que o benefício TELOS tenha valor significativamente superior ao que seria caso não ocorresse a antecipação. Esse acréscimo significa a rentabilidade mínima esperada em cada um dos anos. Por este motivo, quando anualmente aplicado o reajuste pela rentabilidade da Conta Coletiva do PCV I, é descontada a taxa de juros de 6% ao ano já antecipada na concessão do benefício TELOS.
Para melhor entendimento, elaboramos exemplos que contemplam a evolução dos últimos 3 anos apresentando o valor do benefício TELOS com e sem a antecipação da taxa de juros de 6% e com e sem desconto da taxa de juros antecipada no reajuste anual pela rentabilidade da Conta Coletiva do PCV I
É possível verificar que apesar dos percentuais de reajustes anuais serem menores ao longo dos anos devido ao desconto da taxa de juros antecipada na concessão, o valor do benefício TELOS fica aproximadamente 60% superior (varia de acordo com a idade e sexo) ao benefício caso não tivesse antecipado os 6% no cálculo do benefício TELOS inicial.