A Portaria do Ministério da Previdência Social – MPS nº 1.725, publicada em 1º de setembro de 2025, estabelece que todos os órgãos e entidades vinculados ao Ministério devem adotar linguagem simples em seus conteúdos oficiais. Essa diretriz abrange cartas, notificações, páginas eletrônicas, aplicativos, manuais, formulários, materiais informativos e respostas a demandas.

A principal motivação da medida é assegurar que a comunicação da Previdência seja compreensível para o maior número de pessoas possível, com foco especial em idosos, pessoas com deficiência e cidadãos com baixa escolaridade.
“Quando falamos a língua do povo, a Previdência cumpre ainda melhor o seu sobrenome: ser Social”
Ministro da Previdência Social Wolney Queiroz
A expectativa é que a comunicação passe a ser um instrumento que reduz barreiras, aumenta a transparência e fortalece a confiança, tornando-se mais inclusiva e facilitando o acesso à informação por parte dos cidadãos.
Nós, da TELOS, convidamos a todos refletirem: estamos realmente sendo compreendidos por quem precisa da gente? Seguir o caminho da linguagem simples e direta, evitando rebuscá-la, torna a informação mais próxima e eficiente. É um bom propósito a ser cultivado e praticado.