
Segundo dados da Pesquisa Projeções de População do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, até 2070 a população idosa no Brasil atingirá 75,3 milhões de pessoas, cerca de 37,8% dos habitantes do país. Considerando este cenário, é essencial uma reflexão sobre os novos desafios que chegam junto dessa nova fase da vida.
A edição 2024 da pesquisa Percepção dos Brasileiros Sobre Proteção e Planejamento da Fenaprevi – Federação Nacional de Previdência Privada e Vida, encomendada ao Instituto DataFolha, levantou informações sobre como os brasileiros lidam com o planejamento para o futuro.
PREPARO PARA O AMANHÃ
Embora 65% dos entrevistados afirme que pensam em planejar suas finanças frequentemente, 49% ainda não estabeleceram metas para os próximos 10 anos. Dentre os que não definiram objetivos, 19% dizem não pensar no futuro. Os números indicam que quase metade dos entrevistados ainda não se planeja a longo prazo.
PREVIDÊNCIA
Se tratando de previdência, 37% afirmaram que sua fonte de renda na aposentadoria será o INSS, enquanto apenas 13% planejam contar com a aposentadoria privada. A pesquisa ainda traz uma informação preocupante: 65% dos entrevistados não sabiam qual seria sua renda após a aposentadoria.
DESAFIOS PARA OS 60+
O público com 60 anos ou mais indicou que os principais desafios no seu planejamento financeiro são: reduzir as despesas de modo a sobrar dinheiro (42%), gerar renda suficiente para poupar ao longo do ano (31%) e o surgimento de despesas não previstas (30%).

Os dados levantados pela pesquisa da Fenaprevi são essenciais para compreender que é necessário um olhar mais atento para o amanhã.
Na TELOS, Participantes do PCV I podem contar com seu Plano de Benefícios para auxiliar nos desafios da aposentadoria.
A Fundação também conta com o Programa de Educação Financeira e Previdenciária para difundir conhecimento sobre planos de previdência, orçamento familiar, mercado financeiro e muito mais.