
De acordo com a última edição do Índice Global de Segurança Cibernética 2024 (Global Cybersecurity Index – GCI), publicado pela União Internacional de Telecomunicações – UIT, o Brasil é o segundo país das Américas com maior índice de maturidade cibernética.
A boa colocação do Brasil é uma indicação dos esforços em termos de regulamentações e programas implementados pelo país para frear o aumento constante dos ataques cibernéticos. Contudo, os números mostram que é necessário ir além.
O relatório da Check Point Research – CPR, divisão de inteligência em ameaças da Check Point Software, reflete que no Brasil foram registrados 3% a mais de ciberataques no segundo trimestre de 2025 do que em relação ao mesmo período de 2024. Esse percentual corresponde a uma média de 2.831 ciberataques semanais por organização que se reporta por meio do software.
Já o Relatório Global de Riscos Cibernéticos 2025, destaca que os incidentes cibernéticos geram impacto reputacional com queda média de 27% no valor de mercado das empresas afetadas e ainda revela que ataques com malware (softwares maliciosos que danificam ou obtêm acesso não autorizado de sistemas e aparelhos) e ransomware (softwares maliciosos que bloqueiam o acesso dos usuários aos seus próprios arquivos e dados) representam 60% dos casos.
Para mitigar o risco de Participantes e Assistidos instalarem softwares maliciosos por meio de mensagens fraudulentas com falsos endereços de web, a TELOS adotou a medida de segurança de não mais enviar links por SMS ou e-mail.
A pesquisa ainda reforça que o risco cibernético passou a ser uma preocupação estratégica em todos os níveis das organizações. Segundo os pesquisadores, empresas preparadas conseguem minimizar os danos, com tempo de resposta e recuperação sendo fatores cruciais.
A TELOS aprimora de forma contínua a segurança cibernética dos seus processos, com a implementação de práticas eficazes de governança, realização de treinamentos e o fortalecimento da infraestrutura aplicando avançadas tecnologias e medidas de segurança virtual. Estas ações asseguram maior proteção contra ameaças digitais, especialmente quanto ao controle de acesso e solicitações realizadas pelos Participantes e Assistidos em nossos canais de relacionamento.