Recentemente houve aumento no número de relatos quanto à casos de fraudes conhecidos como o golpe da “taxa da alfândega” ou “falsa taxa alfandegária”. Golpistas se aproveitam da expectativa do comprador de receber o produto e enviam uma mensagem de caráter supostamente urgente, informando que a encomenda foi taxada e a liberação só ocorrerá mediante pagamento.
Ao se deparar com este tipo de mensagem, fique atento, entre em contato diretamente com a empresa que efetuou a compra e informe a situação, além, é claro, de permanecer o alerta: não clique em nenhum link desconhecido!
Do mesmo modo, a nova regulamentação tributária para compras internacionais (a chamada “taxa das blusinhas”) também tem sido utilizada como isca para induzir ao pagamento de valores inexistentes por Pix, QR Code ou links falsos, conforme o alerta da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – FENACON.
Como ocorre o golpe

A mensagem pode chegar até você por meio de SMS, e-mail ou WhatsApp, contendo nome, número do pedido, código de rastreamento e até mesmo seu endereço. Os links, clicáveis, simulam o site real dos Correios ou da transportadora na qual o produto se encontra, o que serve para dar mais legitimidade ao golpe.
Como se proteger
Não clique em links suspeitos e informe imediatamente a empresa com a qual fez a compra. A Receita também vem divulgando reiteradamente que nunca solicita pagamentos de taxa por estes meios, sendo oportuno, antes de qualquer ação, acessar o site da Receita Federal e verificar se há algum alerta.
Redobre a atenção
Os meses de novembro e dezembro são historicamente marcados por um crescimento expressivo nas compras online, impulsionado por datas como Black Friday, Natal e Ano Novo.
Além disso, o pagamento do 13º salário eleva o poder de compra dos brasileiros, o que os torna ainda mais vulneráveis aos golpes. Nessa época, é comum que as pessoas estejam:
- aguardando entregas de diversas encomendas, o que facilita a aceitação de mensagens sobre supostas pendências alfandegárias;
- com menos atenção aos detalhes, devido à pressa ou ao volume de compras;
- mais propensas a clicar em links ou efetuar pagamentos baixos, achando que se trata de um procedimento padrão, geralmente, os valores desse tipo de golpe variam de R$ 1,50 a R$ 100,00.
Essa combinação de maior volume de compras, maior fluxo de encomendas e maior capacidade financeira cria o ambiente ideal para a atuação de criminosos, que se aproveitam da expectativa das entregas para aplicar o golpe.
Lembre-se: atenção a pequenos detalhes sempre pode evitar grandes prejuízos!

