Considerando a aprovação pelo Conselho Deliberativo da TELOS, seguido dos trabalhos realizados pela Auditoria Independente Ernst & Young e da manifestação do Conselho Fiscal da TELOS, a Fundação submeteu à Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC a proposta da destinação voluntária de parte da Reserva Especial do Grupo de Custeio 1 do PBD nesta data.

Cabe salientar que o parecer de Auditoria Independente destaca o excesso de recursos garantidores para o Grupo de Custeio 1 do PBD, sendo o superávit atribuído a rentabilidade dos investimentos superior à meta atuarial e ao recebimento de precatórios, e que a Fundação apresentou as estratégias implementadas para mitigar riscos e assegurar a estabilidade financeira do Plano.

Ressalta-se, também, que a Auditoria corroborou que a Reserva Especial foi apurada em conformidade com a Resolução CNPC nº 30/2018 e, além disso, a proposta de destinação entre Assistidos e Patrocinadores respeitou a proporção contributiva.

No último dia 11 de agosto, o Conselho Fiscal da TELOS atestou que não identificou riscos que possam comprometer a realização dos objetivos do Grupo de Custeio 1 do PBD, sendo certo que as condições requeridas para a revisão do Grupo de Custeio 1 do PBD, por meio da Reversão de Valores às Patrocinadoras e aos Assistidos, foram atendidas.

A TELOS enviou toda a documentação para a análise da PREVIC em 15 de agosto de 2025, a partir de agora a PREVIC tem o prazo de 110 dias úteis para análise da proposta, podendo haver prorrogação por igual período e/ou acréscimos para eventuais cumprimentos de possíveis exigências.

Qualquer novidade relevante ao processo de Reversão de Valores junto à PREVIC será divulgada em nossos canais de comunicação, sempre concedendo informação e transparência aos Assistidos do PBD.