Imagine que está acessando seu banco como de costume, mas percebe que algo está errado e descobre que as informações de login estão comprometidas e seu dinheiro sumiu. Esse é um exemplo do que poderia acontecer se você se tornar vítima de pharming.
Esse tipo de golpe virtual acontece quando criminosos redirecionam o usuário para um site falso, similar ao que pretendia-se acessar, com o objetivo de captar as informações identificáveis da vítima e suas credenciais de login, como senhas, dados pessoais, informações de contas bancárias e assim por diante.
Normalmente, sites de instituições bancárias e de órgãos do governo, plataformas de pagamento online e páginas virtuais de e-commerce são os alvos preferidos.
Phishing e pharming: qual é a diferença?
Embora os ataques de phishing e pharming usem informações fraudulentas que parecem legítimas para induzir os usuários a compartilhar informações confidenciais, eles diferem em um aspecto importante. O phishing é feito principalmente por meio do uso de e-mails falsos, enquanto o pharming ocorre por meio de sites falsos.
Como identificar o pharming?

. Examine o endereço do site
começa por http ou https? Quando começa com https significa que você está em uma conexão segura. Por exemplo, o endereço virtual da TELOS é: https://www.fundacaotelos.com.br/
Verifique se o endereço da página virtual está escrito corretamente
muitos sites falsos podem adicionar um hífen, caractere ou ponto entre as palavras, enquanto o site real não tem nada disso. É preciso ficar atento!
. Desconfie de sites fora do padrão habitual
a forma, design, a logo, cor ou a posição dos botões de login parecem estranhas? A página pode ser falsa!
Como se proteger contra pharming?

- Tenha sempre um bom antivírus com removedor de malware (software malicioso);
- Use uma senha forte no roteador de wi-fi e a altere mensalmente;
- Nunca deixe senhas salvas no computador;
- Não clique em links e arquivos de fontes desconhecidas;
- Evite ofertas que pareçam boas demais para ser verdade. Faça uma consulta de preço pela internet antes de fechar a compra.
Preste atenção quando o seu navegador ou software antivírus alertá-lo sobre a navegação para um site específico. Mesmo que já tenha usado esse site anteriormente, um aviso do programa de proteção do computador pode indicar que a página sofreu uma invasão. Se você se deparar com sites suspeitos, denuncie!