Opções de Desligamento
Como proceder no caso de demissão?
A TELOS enviará para o participante desligado, no prazo de 30 dias a contar do recebimento da comunicação da cessação do vínculo empregatício, um Extrato com todas as opções previstas no Regulamento.
Quais as alternativas para o participante no caso de ocorrência do término de vínculo empregatício com a empresa Patrocinadora?
Para os inscritos no PCV I, as alternativas são:
Requerer um benefício, caso seja elegível a uma aposentadoria normal ou antecipada ou optar por um dos seguintes Institutos:
Autopatrocínio – O Participante nessa situação fica responsável pelo pagamento mensal das suas contribuições, bem como das contribuições do Patrocinador, incluindo a contribuição para o Saldo de Conta Projetada e taxa para cobertura de despesa administrativa previdencial.
Importante: O Participante Ativo na faixa salarial 1 que vier a se tornar Autopatrocinado não fará jus à Contribuição Normal de Patrocinador equivalente a 5 salários.
Benefício Proporcional Diferido – Se o participante não for elegível a uma aposentadoria normal e tiver no mínimo três anos de contribuição poderá manter sua vinculação ao PCV I, sem efetuar contribuições para o Plano, pagando apenas a taxa para cobertura de despesa administrativa, até completar as condições para o requerimento de uma Aposentadoria Normal. Importante saber que mesmo após elegível o Participante pode se manter como Vinculado.
Como BPD existe a possibilidade de efetuar CONTRIBUIÇÕES EVENTUAIS para o Plano. É permitido também fazer a opção por um dos demais Institutos Previdenciários.
Resgate Integral – Requerer o saldo de sua conta, composto de 100% das contribuições individuais e parte das contribuições efetuadas pelo Patrocinador.
Portabilidade Integral – O participante com no mínimo três anos de contribuição para o PCV I poderá transferir seu saldo de contribuições e um percentual das contribuições efetuados pelo Patrocinador, para entidade autorizada a operar plano de previdência.
Quais as condições básicas para resgatar integralmente o Saldo de Contribuições?
Estar desligado do Patrocinador e solicitar o desligamento da TELOS.
Qual o valor do Resgate Integral no PCV I?
100% da soma das contribuições individuais corrigidas e um percentual das contribuições efetuadas pelo patrocinador também corrigidas. O percentual das contribuições do Patrocinador obedece à seguinte tabela:
0 a 2 anos e 11 meses de contribuição – …..0%
3 anos de contribuição – …………………….. 15%
4 anos de contribuição – …………………….. 20%
5 anos de contribuição – …………………….. 25%
6 anos de contribuição – …………………….. 30%
7 anos de contribuição – …………………….. 35%
8 anos de contribuição – …………………….. 40%
9 anos de contribuição – …………………….. 45%
10 anos de contribuição em diante – ……….50%