Comunicamos que a proposta de alteração do Indexador de reajuste dos benefícios do PBD e PCV I foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da TELOS em reunião realizada hoje, dia 28 de março de 2022.

Conforme divulgado desde o dia 8 de julho de 2021, o novo índice aprovado na proposta é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. Ele é considerado o índice que mede a inflação oficial do país. Com a alteração, que seguirá para a aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, a TELOS dá um importante passo para a contínua solidez do PBD e do PCV I ao equilibrar o passivo (benefícios) com os ativos (investimentos).

O IGP-DI, atual indexador utilizado para correção anual dos benefícios, não é composto por uma cesta de consumo da população. Desde 2006 o governo não emite mais títulos com papéis a ele indexado e com isso a Fundação precisaria correr mais riscos em seus investimentos para contrabalançar e alcançar a rentabilidade esperada com o objetivo de manter o equilíbrio dos Planos de Benefícios administrados. É dever da gestão TELOS atuar para mitigar riscos.

O processo de aprovação da alteração do índice pelo Conselho Deliberativo TELOS seguiu todas as etapas exigidas pela Resolução CNPC nº 40/2021. Os comunicados da TELOS sobre o tema podem ser revisitados na página exclusiva, disponível no site, desde julho de 2021. O FAQ e a cartilha ali presente, por exemplo, são um ótimo meio de conhecer os motivos da proposta, saber mais sobre os índices do governo, bem como a ação da TELOS.


Destacamos que os novos Regulamentos serão analisados pela Previc e quando a TELOS obtiver retorno dará ampla divulgação do andamento do processo aos Participantes e Assistidos seguindo, como sempre, sua prática de transparência.


Para saber mais sobre o tema entre em contato conosco por meio dos nossos canais de relacionamento: telefone (21) 2121-6900 para residentes do Rio de Janeiro ou 0800-9706900 para os residentes de outras regiões. Se preferir envie mensagem para o e-mail cat@telos.org.br. Lembramos que a TELOS disponibiliza ainda o atendimento por vídeo com agendamento.

Estamos conectados a você!