Alertamos aos Participantes e Assistidos da TELOS que tenham cuidado com o golpe envolvendo nomes de advogados, o chamado golpe do falso advogado.
O golpe é praticado da seguinte forma:
Contato via WhatsApp ou telefone, onde o fraudador finge ser o advogado ou parte do escritório contratado. Ele entra em contato informando que a causa foi ganha e, em seguida, solicita que você verifique no aplicativo do banco se o valor já foi creditado. Como não existe ganho de causa, não haverá crédito em conta. Neste momento, o golpista induz você a realizar uma transação, seja por pix, boleto ou até mesmo um pagamento de tributo, e diz que essa transação é necessária para liberar a conta e receber o valor da causa.
A recomendação é:
Não realize nenhum depósito ou repasse de valores. Entre em contato com o advogado contratado, esclareça a questão e denuncie o golpe.
Atenção: os golpistas também criam números de processos judiciais e produzem documentos falsos de alta qualidade, como contratos, decisões judiciais e guias de pagamento, transparecendo serem autênticos e oficiais.
Fiquem ligados nessas dicas:
- Desconfie de contatos desconhecidos e não solicitados, especialmente de cobranças adicionais, ganhos de causa ou resgate de prêmios;
- Nunca realize transações acreditando que os valores serão utilizados para liberar créditos judiciais pendentes;
- Sempre confirme as informações via canais oficiais do escritório ou advogado contratado e não faça nada de imediato;
- Não responda mensagens desconhecidas e realize um boletim de ocorrência se receber esse tipo de contato.