Em decisão publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, dia 5 de abril de 2022, a Receita Federal prorrogou o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda para 31 de maio de 2022 por meio da Instrução Normativa RFB nº 2.077, de 4 de abril de 2022.
A medida, tomada pelo terceiro ano consecutivo, tem o objetivo de diminuir eventuais dificuldades de preenchimento e entrega do documento devido à Pandemia de Covid-19.
Ainda de acordo com a Receita Federal o imposto a pagar apurado também teve o vencimento adiado para o último dia de maio, mas os prazos de recebimento das restituições seguem sem alterações. As datas permitidas para a opção de débito automático passaram a ser 10 de maio para o pagamento da primeira cota e até 31 de maio para as demais, ou seja, para as declarações enviadas após o dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF.
Lembramos que o Informe de Rendimentos e Demonstrativo de Empréstimo estão disponíveis desde o dia 25 de fevereiro no AUTOATENDIMENTO deste site e no APP da Fundação.