Antes de realizar a alocação de investimentos no Plano TELOS Contribuição Variável I – PCV I é necessário conhecer seu perfil de investidor. A Fundação possui questionário de Análise de Perfil do Investidor- API (no AUTOATENDIMENTO do site) que deve ser respondido de forma obrigatória antes de qualquer passo.

A API traz perguntas simples e que, se respondidas com sinceridade, poderão lhe ajudar a fazer a escolha da alocação dos investimentos mais adequada a sua tolerância ao risco, momento de vida e objetivos.

No PCV I você pode aplicar o quanto desejar nos fundos de Renda Fixa. Os Participantes e Assistidos em Saque Programado mais conservadores, formado pelos que têm aversão ao risco financeiro e que, portanto, mantém distância dos investimentos ditos arriscados, podem aplicar em um único fundo de baixo risco (super conservador) ou de médio risco ou ainda distribuir o percentual (100%) entre os dois tipos (baixo risco e médio risco).

Já os Participantes e Assistidos em Saque` Programado que possuem perfil moderado com maior tolerância a riscos podem analisar a possibilidade de alocar os recursos no segmento Multimercado.

Os investidores com perfil mais agressivo, que têm menos aversão a riscos e, por isso, colocam parcela dos investimentos em renda variável, podem aplicar no fundo indexado ao Ibovespa

Lembramos que como o fundo multimercado poderá investir em renda variável, é importante estar atento que a escolha do TELOS Multi-Alocação Médio Risco e o TELOS Ibovespa deve respeitar os limites para renda variável, conforme segue:

• 20% Participantes com mais de 55 anos de idade e Assistidos em Saque Programado
  • 30% Participantes entre 53 e 55 anos de idade
  • 60% Participantes até 53 anos de idade

A Alocação de Investimentos pode ser alterada duas vezes ao ano, de acordo com o Calendário de Eventos da TELOS, disponível no menu  “Conectados Com Você”.

Renda Fixa

Renda Fixa é um termo que se refere a qualquer tipo de investimento que possui uma remuneração paga em intervalos e condições preestabelecidas. A TELOS oferece fundos de Renda Fixa Baixo Risco e de Médio Risco.

Renda Fixa Baixo Risco

Os fundos de Baixo Risco apresentam o menor risco entre as opções de investimento oferecidas pela TELOS, e por isso são recomendados para aqueles sem qualquer disposição a correr risco. Entretanto, mesmo sendo de baixo risco, é importante afirmarmos que todo investimento tem riscos, inclusive os desta categoria. Nestes fundos, gestores selecionados pela TELOS, que identificam oportunidades e selecionam os títulos, têm como referência o CDI – Certificado de Depósito Interbancário e podem adquirir, no máximo, 15% em títulos privados (CDBs, Debêntures, LF’s).

Renda Fixa Médio Risco

Este tipo de fundo é recomendável para aqueles que, em busca de um retorno superior ao oferecido pelos fundos de renda fixa baixo risco, estariam dispostos a correr um pouco mais de risco sem ter que optar pela renda variável.

O FUNDO TELOS RF MÉDIO RISCO tem características similares às dos fundos de renda fixa baixo risco, porém, conforme dito acima, com um limite de risco mais elevado. Outra diferença entres eles, é o limite de alocação em crédito privado. Nos fundos de renda fixa baixo risco, o limite é de 15% enquanto que nesse fundo, o limite é de 30%. O fundo também apresenta o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) como índice de referência.

MULTIMERCADO

O Multimercado é um tipo de investimento mais diversificado com variadas classes de ativos. É uma alternativa para aqueles que apresentam disposição a correr um pouco mais de risco do que o segmento de Renda Fixa Médio Risco.

O fundo disponível TELOS Multi Alocação Médio Risco apresenta o IPCA + 5,00% como índice de referência e permite que o gestor realize investimentos em Fundos Multimercado, Renda Variável, no Exterior, Fundos Imobiliários, Títulos Privados e Títulos Públicos respeitando o limite de alocação atribuído a cada segmento

RENDA VARIÁVEL

Na Renda Variável não é possível prever o valor que será recebido pelo investimento, pois a remuneração está associada às características do mercado que dependem de diversos fatores econômicos normalmente de difícil avaliação. Trata-se de compras de ações, através de fundo de investimento.