Educação à distância proporciona conveniência e modernidade ao aprendizado em finanças

A Fundação TELOS, ciente da responsabilidade para com o patrimônio de seus participantes, resolveu ir além. O curso e-learning sobre Educação Financeira e Previdenciária é uma ferramenta criada pela entidade visando formar pessoas mais conscientes do uso do dinheiro, com uma visão mais aprofundada de finanças e previdência, permitindo assim, escolhas mais sensatas em aplicações de uma maneira geral.

O método Educação à Distância foi escolhido por trazer modernidade e praticidade aos participantes. A transmissão de conhecimentos à distância permite uma maior flexibilidade ao aluno, uma vez que o ingresso no curso é feito a qualquer tempo e sem a necessidade de deslocamento, já que é acessado a partir de qualquer computador com conexão à internet. A TELOS disponibilizará computadores na Central de Atendimento da TELOS (CAT) para acesso ao portal.

Mesmo com as facilidades do ensino à distância, não se pode perder de vista as responsabilidades e compromissos atrelados ao curso. O sucesso no aprendizado de qualquer assunto só depende do esforço de cada um. Uma sugestão simples, mas que é a chave para o êxito na absorção dos ensinamentos, está na organização, seja em termos de pensamentos, de sentimentos e de atitudes e, também, do seu tempo e espaço físico e psicológico. Organize suas ideias e não desista de aprender sempre mais.

O conteúdo do curso está dividido em dez módulos, organizados da seguinte forma:

1) Orçamento Familiar – orientação de como efetuar um orçamento e planejamento financeiro.

2) Fundamentos da Previdência – visão abrangente do sistema previdenciário brasileiro, noções dos principais conceitos que norteiam o Sistema de Previdência Complementar.

3) TELOS – apresentação da Fundação Embratel de Seguridade Social.

4) Matemática Financeira – ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos.

5) Mercado Financeiro (Noções Gerais e Conceitos) – introdução a conceitos do mercado financeiro.

6) Alternativas de Investimentos – abordagem das principais alternativas de aplicação dos recursos financeiros.

7) Renda Fixa – apresentação das características, principais produtos e operações no mercado de renda fixa.

8) Renda Variável – conceitos e funcionamento do mercado de ações.

9) Mercado Imobiliário – principais características do mercado imobiliário.

10) Fundos de Investimento – apresentação do funcionamento do mercado de fundos de investimento no Brasil: legislação, características, riscos, vantagens e desvantagens.

Ao final de cada módulo, um teste verifica o aprendizado com objetivo de habilitar a passagem para a próxima etapa. Certifique-se de que você assimilou o conteúdo para fazer os testes finais de cada módulo, que uma vez confirmados ficarão registrados no seu histórico pessoal. Notas abaixo de sete pontos não permitem o acesso ao próximo módulo. Se isso acontecer, não desista. Revise o conteúdo e tente novamente até conseguir prosseguir.

Serão distribuídos certificados virtuais de participação àqueles que concluírem os dez módulos com média igual ou acima de sete pontos.